sábado, 2 de março de 2013

Pura magia andaluza



A Avenida de La Constitución tinha o ar febril de uma chegada de mon- tanha no Tour de France. Os sevilha- nos e as sevilhanas incentivavam sem parar (“animo! ani- mo!”) e não havia como não sentir tudo aquilo (“venga, campeón!”) a entranhar-se por debaixo da nossa pele e a soltar-se num arrepio. Eram os 35 quilómetros que se faziam sentir. Nas pernas às quais vai faltando a força, mas sobretudo na cabeça que nos deixa inseguros. Ou até inebriados, conforme o momento. Foi nessa altura que ele falou:
- Estou emocionado. Tenho que me controlar para não chorar.

Há cinco meses atrás ainda ele não tinha calçado para correr. Mas pouco depois do meu irmão se estrear, percebi a chama a crescer dentro dele. De tal modo que, com 2 meses de alcatrão, já o Pedro se começava a preparar para fazer 42k em Sevilla.   

No Domingo fizemos a Maratona. Respeitosamen- te. Cada um com as suas razões, mas ambos com cautela. Eu por ter feito apenas dois terços dos treinos do meu plano (primeiro porque uma queda me amarrotou uma costela, depois porque uma gripe viral me atou à cama durante uma semana); ele porque se estava a estrear.

Desde Abril de 2011 que eu não fazia esta distância. Mas nada mudou. Continuo a senti-la como pura magia. Uma magia que em Sevilla 2013 não esteve no cronómetro de 3:50:17. Esteve sim em fazer o semicírculo da Plaza de España, o mais fotogénico cenário por onde alguma vez corri. E sobretudo em entrar Estadio Olímpico adentro. Lado a lado com o meu irmão Pedro até ao abraço um par de metros depois da meta.

Domingo, 24 de Fevereiro de 2013

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado, João. E emoções à maratona o João já as conhece. Um abraço por ter passado.

      Eliminar
  2. Parabéns José Alves.
    Quanto à emoção nesta prova, como se diz no anúncio com pessoas constipadas, "sei bem o que isso é!". Sensações marcantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que o Fernando tem já dezenas de maratonas e como tal poderia responder melhor que eu. Mas, em escassas 3 maratonas que fiz, termino-as sempre a achar que sempre sentirei estas sensações extraordinárias. Um abraço e obrigado por ter passado pelo cantinho.

      Eliminar
  3. Amigo Zé, Parabéns. És um campeão, sabes disso!
    Envia também um abraço enorme ao teu irmão pela "super-estreia".
    Deve ser de família...
    Abraço e não pares os relatos por aqui...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, grande companheiro. Só uma coisa: sabes que depois de Ushuaia, só para na Antárctica, não sabes? E sabes que o pessoal organiza uma maratona por lá, não sabes?

      Eliminar
  4. Parabéns Zé, continuas em grande!
    Qual é a próxima aventura?
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Zé Pedro, por agora o que me apetece são treinos de meia-hora e corridas que não demorem muito mais que isso. Vano-nos vendo por aí aos Domingos. Talvez neste já que aí vem se fores fazer a APAV. Um grande abraço.

      Eliminar